Sunday, December 19, 2004

o fascinante mundo da dobragem

confesso que a dobragem em filmes de desenhos animados, sobretudo quando bem feita, me faz cada vez menos impressão. fui no outro dia ver "the incredibles" em português, pois acompanhava os meus queridos bernardo e gonçalo e nao perdi nada do filme, tal era a qualidade da coisa.
mas nao cesso de me surpreender com a dobragem feita em tantos países por esta europa fora, em que a voz desta ou aquela pessoa ocupa a deste ou daquela actor, e ao chegar aos ouvidos de quem as ouve, reconhece como se a do próprio actor se tratasse. irreal!!!
ainda hoje viamos todos um episódio do ER e perguntei se uma das médicas, que sei que é inglesa, tinha na dobragem alguma correspondência. responderam que ou se faz apenas referência ao facto ou se arranja alguém que tenha um sotaque qualquer (tipo: suico a falar alemao, falam sempre alemao devagar, ou austríaco porque também tem sotaque, ou na maioria dos casos recorrem à prata da casa, porque existem uma variedade de sotaques por essa alemanha fora).

conclusao: por melhor que seja a dobragem, give me the real thing...any day

Saturday, December 04, 2004

the incredibles....

amanhã vou vê-los e confesso que há muito tempo que um filme de animação não me despertava tanto interesse. Ontem à noite vi o anúncio a outro filme, do concorrente dreamworks, chamado madagáscar. Vale a pena comparar, talvez o incomparável, nos respectivos links. Falta ainda dizer que o madagáscar só estreia em 2005
http://disney.go.com/disneypictures/incredibles/index.html http://www.apple.com/trailers/dreamworks/madagascar/

Friday, December 03, 2004

Alexandre, O Grande

Hoje li no sapo a seguinte notícia que preciso de partilhar... surreal e profundamente tacanho, para não dizer outra coisa. Dahhhh!!!!

"Gregos garantem que Alexandre não era homossexual

Segundo notícia do IMDB, 25 advogados gregos estão a pensar em processar a Warner Bros e o realizador Oliver Stone devido ao conteúdo de filme 'Alexandre, o Grande', que estreia esta semana nos cinemas americanos.
Os gregos estão furiosos com a ideia de que o filme retrata o personagem Alexandre Magno como bissexual. Defendem que o rei da Macedônia era heterossexual e querem que o estúdio inclua no filme uma nota de que se trata de obra de ficção e não de um retrato da vida de Alexandre.
Os advogados ainda não viram o filme, mas declararam já ter reunido evidências suficientes de que há "referências inapropriadas" sobre a sexualidade do personagem. "A Warner não pode afirmar que Alexandre era gay" - contestam.
O filme estreia em Portugal a 2 de Dezembro."